Esta frase aguardando revisão.

“Não há espaço para a Arrogância nas fileiras silenciosas e gélidas de parede e meia dos cemitérios.

Onde todos se nivelam por baixo, em barraquinhos tão pequenos e cheios de nada.

Ali, onde o mármore já não distingue o rico do pobre, o poderoso do anônimo, o aplaudido do esquecido, toda vaidade parece uma espécie de piada contada diante da Eternidade.

Os títulos ficam do lado de fora.

As posses não atravessam sequer os portões.

O orgulho não encontra lugar para se acomodar entre quatro paredes tão estreitas.

Diante dos túmulos, a vida parece revelar sua verdadeira proporção.

Aquele que passou anos só acumulando bens termina com quase nada.

Aquele que se julgava indispensável torna-se só ausência.

A voz que tantas vezes ordenou, silencia.

As mãos que apontavam caminhos já não apontam para lugar nenhum.

E o nome, antes pronunciado com respeito ou temor, pouco a pouco se transforma em uma inscrição sobre a pedra, sujeita ao tempo, à chuva e até ao esquecimento.

É muito estranho pensar que passamos a vida inteira disputando espaços: espaço nas empresas, nas famílias, nas rodas de influência, nas vitrines sociais e até nos pensamentos dos outros.

Queremos ser vistos, reconhecidos, lembrados.

Construímos muros para separar o que é nosso do que pertence aos outros e, muitas vezes, gastamos a existência inteira tentando provar que somos maiores do que alguém.

Mas basta visitar um cemitério para perceber a inutilidade de tantas disputas.

Ali, nas terras silenciosas e gélidas, ninguém ocupa uma suíte.

Ninguém leva o veículo para dentro.

Não há cofre, diploma, medalha ou conta bancária.

Não há seguidores, aplausos ou plateias. 

Há apenas profundo silêncio. 

E, diante dele, a humanidade inteira parece caber na mesma medida.

Talvez os túmulos sejam uma das mais duras e espinhosas aulas de humildade intelectual que a vida oferece.

Eles nos lembram que somos passageiros, apesar da maneira como, tantas vezes, vivemos como se fôssemos proprietários do tempo. 

Lembram-nos que o corpo que hoje se veste de vaidade amanhã dependerá apenas da memória daqueles que ficaram. 

E que, no fim, a pergunta mais importante talvez não seja o quanto acumulamos, o quanto juntamos, mas o quanto espalhamos.

Porque há mortos que não morrem jamais, e há outros que morrem sem jamais terem vivido.

Os que não morrem jamais, vivem nas histórias que alguém conta, no conselho que alguém repete, na saudade que aperta o peito, no gesto de bondade que aprendemos com eles. 

Há pessoas que partiram há décadas, quiçá séculos, mas ainda ocupam lugares enormes no coração de quem teve a graça de conhecê-las.

E talvez essa seja a única grandeza que mereça ser perseguida: não a de possuir um túmulo maior, mas a de deixar uma lembrança muito maior do que ele.

No cemitério, todos parecem pequenos.

Na memória e no amor de quem fica, alguns conseguem permanecer imensos.

Por isso, antes de olhar para alguém de cima, talvez devêssemos visitar um túmulo. 

Antes de alimentar a arrogância, lembrar que a eternidade não se impressiona com nossos títulos e posses. 

E, antes de desperdiçar a vida tentando parecer superior, compreender que, quando tudo termina, não importa a altura do pedestal que construímos.

Importa aquilo que fomos quando ainda havia tempo para ser.

Porque, no fim das contas, a morte não nivela apenas os corpos.

Ela desmascara as vaidades.”

Última atualização 29 de Setembro de 2026. História

Citações relacionadas

Ana Miranda photo

“E quando ali retornares / Verás que nunca nos fomos / Pois o lugar onde estamos / O lugar onde estaremos / É sempre o lugar que somos.”

Ana Miranda (1951) atriz, poetisa e romancista Brasileira

Prece a uma aldeia perdida, poemas, Ed. Record.

J. Paul Getty photo

“Não tem qualquer piada ser o sujeito mais rico do cemitério. Lá não se pode fazer negócios.”

J. Paul Getty (1892–1977)

Variante: Não tem qualquer graça ser o sujeito mais rico do cemitério. Lá não se pode fazer negócios.

Bernard Cornwell photo
Esta tradução está aguardando revisão. Está correcto?
Comênio photo
Graciliano Ramos photo
Ernesto Sabato photo

“A vaidade é um elemento tão sutil da alma humana que a encontramos onde menos se espera: ao lado da bondade, da abnegação, da generosidade!”

Ernesto Sabato (1911–2011) escritor argentino

Variante: A vaidade é um elemento tão subtil da alma humana que a encontramos onde menos se espera: ao lado da bondade, da abnegação, da generosidade!

Tópicos relacionados