Frases sobre rigor

Uma coleção de frases e citações sobre o tema da rigor, ser, todo, outro.

Frases sobre rigor

Carl Rogers photo
Sócrates photo
José Saramago photo

“Em rigor, não tomamos decisões, são as decisões que nos tomam a nós”

José Saramago (1922–2010) escritor português

Todos os nomes

Friedrich Nietzsche photo

“Perguntemo-nos quem é propriamente 'mau', no sentido da moral do ressentimento. A resposta, com todo o rigor: precisamente o 'bom' da outra moral.”

Friedrich Nietzsche (1844–1900) filósofo alemão do século XIX

Primeira dissertação - § 11 https://books.google.com.br/books?id=TVi29FH1Ou8C&amp;pg=PT17 <br class="br">Genealogia da Moral

Henri Lefebvre photo

“A arte tanto pode morrer do excesso de rigor quanto da extrema liberdade.”

Henri Lefebvre (1901–1991)

citado em "Arte é o que eu e você chamamos arte: 801 definições sobre arte e o sistema da arte‎" - Página 43, de Frederico Morais - Editora Record, 2002, ISBN 8501050024, 9788501050021 - 320 páginas

Friedrich Nietzsche photo
Paulo Coelho photo
Iúri Andropov photo
Edmund Burke photo
Buda photo
Pietro Metastasio photo
Ludwig von Mises photo
Michel De Montaigne photo
Virginia Woolf photo
Drauzio Varella photo
François de La  Rochefoucauld photo
Charlotte Brontë photo
Paulo Coelho photo
Nelson DeMille photo

“Me, Mia. Mama mia, Mia. Otis is rigor mortis.”

Nelson DeMille (1943) escritor estadunidense

The Book Case

Aécio Neves photo
John Dee photo
José Rainha Júnior photo

“Aos ricos, o FAVOR da lei, aos pobres, o RIGOR da lei.”

José Rainha Júnior (1960)

José Rainha Jr. como citado in: Pensamentos Bem Humorados - Página 79 https://books.google.com.br/books?id=2pBQBQAAQBAJ&amp;pg=PA79, José Pedrosa - Clube de Autores, 2009

Karl Marx photo

“Juntamente com o rigor da ação histórica, o tamanho das massas, cuja ação decidirá por conseguinte, seu futuro crescimento.”

Karl Marx livro A Sagrada Família

Together with the thoroughness of the historical action, the size of the mass whose action it is will therefore increase. <br class="br">A sagrada família, (1846). <br class="br">A Sagrada Família <br class="br">Fonte: 130 Absolute Critical Criticism, Or Critical Criticism As Herr Bruno https://www.marxists.org/archive/marx/works/1845/holy-family/ch06.htm

Esta frase aguardando revisão.
Esta frase aguardando revisão.

“Às vezes, a pressa em comprar Verdade Aveludada é tão grande que os Apaixonados já nem se importam com a Embalagem.

E talvez seja justamente aí que mora o perigo mais silencioso do nosso tempo: não na mentira escancarada, mas na verdade que se deixa moldar ao toque — macia, confortável, ajustável aos desejos de quem a consome. 

Uma verdade que não exige esforço, que não confronta, que não pede revisão de rota. 

Apenas acolhe, embala e confirma.

Em meio à pressa, desaprendemos o valor do desconforto. 

Esquecemos que a verdade, quando genuína, raramente chega pronta para ser aceita; ela provoca, desloca e inquieta. 

Mas o espírito apressado não quer esse atrito — ele busca a suavidade de narrativas que caibam perfeitamente em suas certezas pré-fabricadas. 

E assim, pouco a pouco, a embalagem deixa de importar porque o conteúdo já foi previamente escolhido.

A polarização se alimenta exatamente desse hábito: não de discordar, mas de não querer sequer considerar. 

Cada lado constrói sua vitrine de Verdades Aveludadas, expostas com brilho suficiente para seduzir os que só desejam acreditar. 

E quem compra, não lê o rótulo — apenas reconhece o que já sente.

Nesse cenário, a manipulação já nem precisa ser sofisticada; basta ser conveniente. 

Não é necessário esconder a incoerência, apenas envolvê-la em familiaridade. 

Afinal, quando a emoção se antecipa à razão, qualquer embalagem parece suficiente — desde que o conteúdo não ameace o conforto de quem o consome.

Talvez o maior desafio do nosso tempo não seja encontrar a Verdade, mas reaprender a desacelerar diante dela. 

Ter a coragem de examinar o que nos agrada com o mesmo rigor que aplicamos ao que rejeitamos. 

Porque, no fim, não é a embalagem que define o valor do que compramos — é a disposição de encarar o que há dentro, mesmo quando já não é tão macio quanto gostaríamos.”

Alessandro Teodoro

Não são os manipuladores que se aperfeiçoaram, são os manipuláveis que retrocederam.

Esta frase aguardando revisão.

“Há Textos nos quais a gente Brinca com as Palavras; noutros, são elas que se juntam para Brincar com a gente.

E talvez seja justamente aí que a literatura deixe de ser apenas um exercício de linguagem para se tornar uma espécie de espelho da existência.

Porque há Palavras que obedecem à nossa vontade, mas há outras que, uma vez reunidas, escapam ao nosso controle, revelam o que escondíamos de nós mesmos e nos colocam diante de perguntas que não sabíamos nem formulá-las.

Escrevemos acreditando que conduzimos o pensamento, até descobrirmos que, às vezes, é ele quem nos conduz.

Escolhemos uma Palavra por sua beleza e, de repente, ela nos devolve uma lembrança.

Construímos uma frase em busca de sentido e terminamos diante de um silêncio que diz muito mais do que havíamos planejado.

Há Textos que nascem da inteligência; outros, das feridas abertas.

Alguns são arquitetados com rigor, enquanto outros parecem brotar de um lugar misterioso onde a razão não alcança e a sensibilidade compreende sem precisar explicar.

E existem aqueles que, sem pedir licença, encontram em nós uma porta entreaberta e entram justamente onde ainda não aprendemos a nos defender.

Talvez porque as Palavras não sejam apenas instrumentos de expressão, mas também de revelação.

Elas tanto podem organizar o caos que carregamos quanto desorganizar as certezas que nos mantêm confortáveis.

Podem nos oferecer respostas, mas também têm o poder de tornar nossas perguntas mais profundas.

E, não raro, uma única frase é suficiente para abalar uma convicção que julgávamos inabalável.

O curioso é que nem sempre compreendemos aquilo que escrevemos no instante em que escrevemos.

Às vezes, a consciência chega depois, como quem encontra, entre as linhas, vestígios de uma verdade que o coração já conhecia, mas que a razão ainda não tinha coragem de admitir.

É por isso que certos Textos não terminam no ponto final.

Continuam reverberando, deslocando ideias, provocando incômodos, revisitando memórias.

A gente fecha o livro, abandona a página, segue a vida — mas alguma coisa permanece aberta dentro de nós.

E talvez a maior virtude de um Texto não seja a de nos convencer de alguma coisa, mas a de nos tornar incapazes de continuar pensando exatamente como antes.

Porque Brincar com as palavras é uma arte; permitir que elas Brinquem com nossas certezas é um risco.

Exige Humildade Intelectual para reconhecer que nem tudo o que pensamos é verdade, coragem para rever o que acreditávamos e sensibilidade para perceber que, por trás de cada Palavra, pode existir uma experiência humana que não conhecemos por inteiro.

No fim, escrever talvez seja isso: tentar dar forma ao que sentimos, mesmo sabendo que nenhuma Palavra consegue conter a totalidade de uma experiência.

E ler, por sua vez, é aceitar a possibilidade de que aquilo que alguém escreveu sobre si possa, inesperadamente, revelar alguma coisa sobre nós.

Há Palavras que passam pelos olhos.

Outras atravessam a consciência.

E há aquelas, raras e inquietantes, que chegam tão fundo que já não sabemos se fomos nós que as interpretamos ou se foram elas que, finalmente, nos traduziram.

Porque, quando as Palavras começam a Brincar com a gente, o Texto deixa de ser apenas aquilo que lemos e passa a ser, também, aquilo que somos obrigados a descobrir em nós mesmos.”

Alessandro Teodoro