“Se tinha pouco tempo para aproveitar a infância, nem por isso deixava de sofrer o impacto humano da vida nas trocinhas e de ter résteas de luz que vinham pela amizade que se forma através do companheirismo ( nos grupos de folguedos, de amigos de vizinhança, dos colegas que se dedicavam ao mesmo mister, como meninos de rua, engraxates, entregadores de carne, biscateiros, aprendizes de alfaiate e por aí a fora). O caráter humano chegou-me por essas frestas, pelas quais descobri que o <> não é o que se impõe aos outros de cima para baixo ou através da história; é o homem que estende a mão aos semelhantes e engole a própria amargura para compartilhar a sua condição humana com os outros, dando-se a si próprio, como fariam os meus Tupinambá. Os que não tem nada que dividir repartem com os outros as suas pessoas – o ponto de partida e de chegada da filosofia de <> dentro da qual organizei a minha primeira forma de sabedoria sobre o homem, a vida e o mundo”.”Florestan Fernandes (1920–1995) De vida, Da sabedoria, De dor, De amizade
“Verdadeiro AmorQuando o Verdadeiro Amor vem,Não chega avisando igual a trem,Mas não se apresenta tão inocenteA ser imperceptível para gente. Assume preencher todos os vazios.Na forma da fé que a pele dá arrepios,Assim invade como luz todas suas frestas,Como de portas e janelas abertas.Não requer quase nada em troca,Somente que incondicional o aceiteE em seu peito desta maneira o deixe.Deste modo delicadamente se comporta.Amor de verdade destemido não se afronta. Chega de malas prontas e sem contas.”Jorge Jacinto da Silva Junior De amor, De verdade, De fé
Esta frase aguardando revisão.“O mundo e quase tudo que nele existe foi criado pela palavra… Mas é pela ironia que ele quase sempre subsiste.Antes de ser matéria, quase tudo foi ideia. Antes de ser gesto, foi intenção. Antes de ganhar forma, alguém precisou nomear, imaginar, ordenar ou simplesmente dizer: seja.A palavra tem esse estranho poder de inaugurar realidades. Com ela fazemos promessas, construímos pontes, declaramos amores, iniciamos guerras, criamos leis e inventamos futuros. Uma palavra pode levantar alguém do chão ou empurrá-lo ainda mais para dentro de si. Pode aproximar desconhecidos, separar amigos e transformar um instante em memória.Mas há algo curioso na condição humana: aquilo que construímos com tanta seriedade, frequentemente só consegue continuar existindo porque aprendemos a rir de sua própria seriedade.É aí que entra a ironia.A ironia talvez seja uma das formas mais sofisticadas de lucidez. Ela nasce quando percebemos que o mundo raramente corresponde ao que dizemos sobre ele. Falamos em justiça, mas almejamos privilégios. Pregamos a tolerância, mas escolhemos cuidadosamente aquilo que estamos dispostos a tolerar. Defendemos a verdade, desde que ela não contrarie aquilo em que já acreditamos.E seguimos…Talvez porque a ironia nos permita suportar essa distância entre o que somos e aquilo que gostaríamos de ser.Rimos de nossas contradições porque, muitas vezes, levá-las inteiramente a sério seria insuportável. O homem constrói monumentos à eternidade sabendo que morrerá. Escreve declarações de amor como se o sentimento pudesse vencer o tempo. Cria regras para organizar o caos e, logo depois, inventa exceções para conseguir viver dentro delas.Somos criaturas paradoxais: precisamos acreditar nas palavras que criamos, mas também precisamos desconfiar delas.Porque a palavra constrói, mas pode aprisionar.Um nome transforma uma coisa em conceito. Um conceito transforma-se em certeza. E uma certeza, quando ninguém mais ousa questioná-la, pode se transformar em dogma.Talvez por isso a ironia seja tão necessária. Ela abre uma pequena fresta na parede das nossas certezas. Não necessariamente para destruir aquilo que acreditamos, mas para lembrar que nenhuma construção humana deveria ser tão sagrada a ponto de não suportar uma pergunta.A ironia nos sussurra: olhe novamente.Olhe para aquilo que você chama de sucesso.Olhe para aquilo que chama de fracasso.Olhe para as convicções que herdou e que nunca examinou.Olhe para as verdades que defende com tanta veemência — e pergunte se ainda acredita nelas ou apenas aprendeu a repeti-las.Talvez a maturidade esteja justamente nesse movimento: continuar usando a palavra para construir, sem esquecer que toda construção humana é provisória.Criamos o mundo quando falamos sobre ele. Mas também podemos recriá-lo quando encontramos novas palavras para aquilo que antes parecia definitivo.No fim, talvez a existência seja essa curiosa negociação entre a palavra e a ironia.A palavra diz: “É assim.”A ironia pergunta:“Será?”E, entre as duas, nesse pequeno espaço aberto pela dúvida, talvez esteja aquilo que chamamos de liberdade.”Alessandro Teodoro De amor, De homens, De guerra, De verdade